Clash of Clans – Guia Básico (atualizado)

Início » BLOG » Clash of Clans – Guia Básico (atualizado)

Clash of Clans, um jogo de estratégia criado pela SuperCell e lançado em 14/06/2012, ainda está nos primeiros lugares tanto na plataforma do iOS quanto do Android, não é por menos, é um jogo bem viciante e fácil de se jogar, mas para os “marinheiros de primeira viagem” que nunca jogaram este estilo de jogo é um pouco complicado, eis então meu Guia Básico sobre o Clash of Clans , falarei sobre as principais características do jogo e ensinarei um método seguro de conseguir as tão aclamadas Gemas sem gastar dinheiro.

 

:: Mecanismo do jogo

O jogo funciona da seguinte forma:

  • Constrói minas de ouro e coletores de elixir, os coleta para a criação de novos itens para vila e treinamento de tropas;
  • Constrói Quartéis para treinar tropas, as tropas vão para os acampamentos (estes que podem ser melhorados para caber um número maior de tropas) para atacar inimigos virtuais ou as vilas de outras pessoas, saqueando seus recursos e juntando troféus;
  • Você monta sua defesa com canhões, torres e muros para se defender de ataques de outros jogadores;
  • Com a atualização do Centro da Vila, novos itens vão ficando disponíveis, basta verifica-los no próprio CV;

Basicamente existe essa parte do tutorial no próprio jogo do Clash of Clans, o que eu irei descrever adiante são as coisas que o jogo já não ensina.

:: Construtores

Como já devem ter percebido, o jogo inicia com apenas dois construtores, o que é pouco, fazendo com que os jogadores gastem dinheiro para comprar um terceiro construtor ou até mesmo os cinco possíveis. Os construtores são adquiridos com as Gemas (esmeraldas), as quais são dificilmente conseguidas através de conquistas dentro do jogo e na remoção de árvores e pedras, resumindo, não gaste à toa as Gemas acelerando o tempo de construção ou de produção de recursos, junte-as sempre com o intuito de comprar os construtores.

:: Defesas

O posicionamento das defesas é muito importante, coloque as defesas com um alcance maior no centro de tudo, como morteiros, e quanto menor a área de ataque, mais para as beiradas você vai colocando. Crie muros em volta das defesas, retardando sua destruição. Não pense que ao montar sua vila na beirada do mapa você estará a salvo, inimigos podem atacar pelas beiradas.

:: Gemas (esmeraldas)

Como dito acima, são dificilmente conseguidas no jogo, somente através de conquistas dentro do jogo e na remoção de árvores e pedras ou no desembolso de algum recurso da sua carteira. Um jeito de conseguir as Gemas de “graça”, é juntando pontos através de um programa, trocando por dinheiro de verdade e assim comprando suas Gemas, se quiser saber como funciona esse procedimento, clique aqui. Lembre-se, não gaste à toa as Gemas acelerando o tempo de construção ou de produção de recursos, junte-as sempre com o intuito de comprar os construtores, quando conseguir todos, faça bom uso das que sobrarem como quiser.

:: Centro da Vila

O Centro da Vila (CV) segundo o próprio jogo, é onde você deve mais proteger, mas será mesmo? Depende do intuito do seu jogo, se quer juntar troféus, proteja o Centro da Vila a todo custo; agora se seu interesse é “farm” (roubar e juntar dinheiro para upgrades ou novas construções), esqueça o Centro da Vila, pois este só guarda apenas mil de ouro e mil de elixir, ou seja, se destruírem o Centro da Vila você irá perder apenas mil de cada recurso, pois agora com apenas a destruição do CV, você não ganha mais um escudo de 12h além perder uma quantidade considerável de recursos. Com essa atualização o modo “farm” foi praticamente extinto, ficando apenas o híbrido e o de defesa.

IMPORTANTE! Jamais melhore seu Centro da Vila sem antes melhorar ao máximo os outros itens e tropas, pois existe um sistema no jogo que é pouco conhecido, uma penalidade sobre as diferenças entre os níveis das vilas na hora do saque, que são:

Diferença de níveis do CV e porcentagem de saque:

[/fusion_builder_column]

Você poderá saquear 100% dos recursos disponíveis para saque.
Você poderá saquear 95% dos recursos disponíveis para saque.
Você poderá saquear 50% dos recursos disponíveis para saque.
Você poderá saquear 25% dos recursos disponíveis para saque.
Você poderá saquear 5% dos recursos disponíveis para saque.

Vamos aos exemplos para que fique mais claro:

Seu CV está no nível 6 e você achou ma vila no nível 6 também, e ela tem 200 mil de cada recurso para roubar, você conseguirá roubar os 200 mil, pois a vila esta no mesmo nível.
Seu CV agora está no nível 7, você acha a vila acima no nível 6, ela tem 200 mil da cada recurso, mas você poderá roubar apenas 190 mil.
Seu CV agora está no nível 8, você novamente achar a vila no nível 6 que tem 200mil de cada recurso, porém, você só poderá roubar 100 mil de cada, ou seja, 50%, pois você está dois níveis acima.

Resumindo, caso você fique melhorando seu CV sem melhorar as outras coisas o que irá acontecer, você não terá tropas boas o suficiente para roubar das vilas do mesmo nível que você, muito menos se defender. E as vilas fracas que você poderia estar saqueando, não poderá mais, devido a penalidade de nível.

:: Layout da Vila

Existem três modos de Layouts da vila que são bom para ser seguidos:

  • Defesa: Aquele que você protege o Centro da Vila, usado por quem quer juntar troféus, porém há muito roubo de recursos;
  • Farm: O que você protege seus recursos (armazenagem de ouro, elixir e elixir negro) a todo custo, geralmente quem usa esse layout esta preocupado em juntar recursos para melhorar ou construir algo e não se preocupa em perder os troféus
  • Híbrido: É a mistura de ambos a cima, indicada apenas para leveis mais altos, mas se seu level ainda é baixo, o ideal é optar por um ou outro citado acima.
  • Guerra: Neste layout o que importa é proteger o Centro da Vila a qualquer custo, esqueça todo o resto, pois na guerra eles não roubam seus recursos.

Você pode utilizar este site para criar layouts ou escolher entre milhares de já prontos.

:: Sistema de Batalhas, Troféus e Estrelas

Para entender os outros sistemas citados, vamos falar primeiro do sistema das estrelas, aquelas estrelas que se ganha em uma batalha:

  • As Estrelas correspondem a quantidade de dano que você está dando na base inimiga, quando você atinge 50% de dano, você ganha uma estrela; a segunda estrela quando destrói o CV e a terceira estrela quando atinge 100%; se você atacou primeiro o Centro da Vila, automaticamente terá uma estrela, mesmo sem atingir os 50%;
  • Para ganhar as Batalhas você deve atingir 50% de dano ou simplesmente destruir o Centro da Vila. Caso você seja invadido, não tema, tudo que construiu não terá de ser construido novamente, eles se regeneraram em alguns segundos, somente as armadilhas, bombas, bestas, etc terão de ser rearmadas (gastando recursos), e o roubo é geralmente cerca de 20% do total de recurso que você tem, jamais irão te roubar 100% do que tem;
  • Os Troféus são ganhos a partir do momento que você vence a batalha, caso tenha conseguido uma das duas situações citadas acima, você já irá ganhar alguns troféus, para ganhar os troféus que foram previstos no canto superior esquerdo, você deve atingir os 100%. Os Troféus são a forma de Ranking do jogo, é através dele que o jogo determina quem são os melhores jogadores, porém, quando se junta muitos troféus, seus inimigos (tanto na busca para ataque quanto os que te atacam) tente a serem mais fortes, ou seja, seus recursos quase sempre serão saqueados, por isso eu citei acima que de inicio não é tão aconselhável proteger o Centro da Vila, é melhor proteger os recursos, pois são com eles que irão fazer os upgrades, quando tiver boas defesas e muros, coloque em proteção o Centro da Vila.

:: Sistema de tropas

As tropas para serem treinadas ou melhoradas, gasta-se elixir (rosa ou negro), e infelizmente as tropas usadas em batalhas não retornar, mesmo as que sobrevivem, um ponto negativo no jogo. Melhore os quartéis para conseguir novos tipos de tropas, e construa o Laboratório, para melhorar as tropas e feitiços.

Cada tipo de tropa, ocupa um certo número de espaços no Acampamento ou dentro do Castelo do Clã, somente as arqueiras, bárbaros e goblins ocupam um espaço, os demais ocupam um espaço maior, por isso é sempre importante atualizar os Acampamentos, pois aumentam o número de tropas. Algumas tropas tem alvos preferenciais, como os Gigantes, Corredores e o Balão, que atacam primeiro as defesas; os Goblins que atacam direto nos recursos; e os Esqueletos Quebradores de Muro, que vão direto para os muros; demais tropas não tem alvos preferenciais, atacam o que estiver mais próximo.

:: Sistema de Escudo

O Escudo é um sistema de defesa, acionado automaticamente quando é atacado, se o ataque for maior ou igual a 40%, ou ainda só o Centro da Vila for destruído, você receberá 12h de escudo; se o ataque for igual ou maior que 90%, você receberá 16h de escudo, nesse período ninguém pode te atacar, porém, se você fizer um ataque a outro jogador será descontado do 3 horas do total do seu escudo. Quando o escudo acaba, ele aciona a “Guarda” que dura 15 minutos, que é um ultimo recurso de proteção, nessa proteção você já pode atacar outros jogadores sem ter penalidade de tempo. Antigamente com a destruição do CV nos recebíamos 12h de escudo, agora só recebemos essa Guarda de 15min, ou seja, não adianta mais deixar o CV desprotegido para ficar ganhando escudo.

Dica: jamais compre escudo sem ter todos os construtores, dê preferência na aquisição dos 5 construtores primeiro.

:: Castelo do Clã

Para entrar em um Clã ou criar um, você deve primeiro restaurar o mesmo, fazendo isto e estando em um Clã, você poderá solicitar tropas, as quais são enviadas por outros membros do Clã e que podem ser usadas tanto para defesa da sua vila quanto para um ataque. Você pode especificar o que deseja, escrevendo uma mensagem ao pedir as tropas. No Castelo do Clã também ficam os recursos ganho em guerras, é importante coleta-los, pois se estiverem cheios, os novos bônus de guerra serão perdidos, esses recursos no Castelo do Clã podem ser saqueados também. Quanto maior o nível do Castelo do Clã, maior será o número de tropas dentro dele, aumentando cinco espaços por nível.

 :: Guerras

A Guerra entre Clãs é um novo recurso adicionado ao do jogo recentemente, que consiste no que o próprio nome diz mesmo, guerrear entre outros clãs. Quando um líder ou co-líder clica para iniciar uma busca, ele seleciona os membros que irão participar, sendo somente possível de 5 em 5 (ex:10,15,20,25…50), então o sistema do jogo irá busca automaticamente um clã adversário que se equipare com o seu Clã, Além do números de jogadores, é calculado os níveis das vilas, considerando todos os upgrades (defesas e tropas), por isso geralmente demora um pouco para achar um clã no mesmo nível. Uma vez que o clã adversário foi escolhido, não há como voltar atrás ou cancelar. Obs.: O número de troféus aqui é irrelevante, diferente da busca de vilas para ataque solo.

Ganha a guerra quem conseguir mais estrelas (no mesmo esquema de estrela citado acima), uma vez que se tenha conseguido as três estrelas de uma vila, não será mais possível contabilizar mais da mesma, o ataque terá de ser direcionado a outra vila (em caso de empate de número de estrelas, será considerado a “destruição total”, ou seja, o Clã com a maior porcentagem de destruição será o vencedor). Quanto maior o nível do jogador, maior será o saque e o bônus da vitória, esse bônus fica retido até que a guerra tenha seu desfecho, caso seu Clã vença a guerra, você irá receber os recursos, do contrário, você uma fração ínfima dos recursos ganhos na guerra; para colher esses recursos ganhos, basta clicar no Castelo do seu Clã e clicar em “coletar”. Ao ganhar a guerra o seu Clã ganha experiência para passar de nível, e em cada nível ganho no Clã ele libera novos recursos como redução no tempo de pedir tropas, reembolso do custo das doações, limite de doação, etc.

A guerra é dividida em dois dias, dia da preparação, dia da batalha e resultados da guerra, vamos falar de cada um deles:

  • Dia da preparação – É o dia (24h) onde enviamos tropas para nossos companheiros para a defesa deles, é fundamental esta parte, pois o envio de tropas ruins prejudicará na defesa da vila, fazendo com que o atacante consiga mais estrelas e vença, se não tem tropas tão boas, deixe que outros enviem. É hora também de rever seu layout de guerra e de seus companheiros.
  • Dia da batalha – Sãos as 24h que tem de ser usadas com muita sabedoria, Cada jogador terá direito a dois ataques, os quais tem de serem bem utilizados, a má utilização desses ataques prejudicaram de forma significativa o vencimento da guerra, ataque estrategicamente e não no afobamento. O próprio jogo irá indicar um oponente a sua altura, caso ache difícil este, recomendo que busque apenas uns três oponentes abaixo destes, pois se você ir atacar direto os mais fraquinhos, irá tirar a possibilidade do membro mais fraco do seu Clan conseguir algo, quando você poderia ter conseguidos três estrelas em um oponente a sua altura. O ideal mesmo era que os mais fracos do Clan atacassem primeiro, mas é difícil, pois nem sempre todos estão online, então o segredo é ser sensato na escolha, não desperdice seu ataque com inimigos fracos de mais ou com inimigos muito forte (só porque o saque e bônus é melhor).
  • DResultados da guerra – Se a guerra foi ganha, é hora de comemorar e colher os bônus de recursos ganhos, do contrário, você será penalizado por um período para não poder participar de outra guerra.

Obs: Caso coloque algo para construir antes de começar a guerra, você poderá usar o item que está sendo criado no mapa da guerra. Mas se for um UPGRADE, mesmo que termine antes da guerra começar, o item ficará como estava quando a guerra foi declarada.

Dúvidas, elogios, críticas e/ou sugestões, deixe abaixo nos comentários.

Se gostou, compartilhe! Abraços

By | 2017-06-21T18:10:06+00:00 04 de maio de 2014|Android, Destaque, iPhone, Jogos, Tutorial|23 Comments

About the Author:

Ricardo Bicalho Andrade, trabalho na área de T.I. desde 2000, sempre fui autodidata, mas fiz algumas graduações para me formalizar no meio profissional, formei em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, dentre outras graduações. Sou apaixonado por tecnologia, fotografia e cosmologia; gamer casual (vida de adulto não é mole); [...]
  • yuri

    Como e feita a busca de guerra
    São pela quantidade de troféus ?

    • Na verdade não é baseada nos troféus, é baseada nas vilas do clã, o quão forte elas são, os upgrades etc, e o game tenta achar algo parecido para que fique justa a guerra.

      • Fernando

        cara,,,nao é por nivel de cv nao…meu cla esta em uma guerra agora. temos 1 CV 9, e 20 cv 8. O cla adiversario tem 2 cv 10 e 7 cv 9, alem de 25 cv 8…nivel de tropas? eles tem DG nv 4…nao temos nenhum…sem falar das outras tropas…o que mais se igual nos nossos clas é o numero de trofeus…mas msm assim 2000 a menos para nós

        • Whitestar

          O emparelhamento é feito com base na soma de pontos atribuidos a todos os seus recursos de ataque e defesa .É claro que durante a escolha feita pela I.A , a sorte tambem conta . No seu caso , quando essa escolha foi feita , o adversario mais proximo do seu nivel (mesmo que teoricamente superior ) foi o clã que vc citou . Procure fazer a pesquisa em horarios onde a probabilidade de jogadores (mundo) estarem tambem entrando em guerra seja maior .A experiencia mostra que 22:00 horas é um bom horario . No mais Boa Sorte na Guerra

  • Whitestar

    Ricardo , preciso de sua ajuda !!! Meu clã tem uma batalha hoje à noite e aconteceu algo inesperado com meu castelo do clã . Eu o atualizei para 20 espaços , tendo terminado duas horas depois da declaração de guerra . Entao , editei a vila no cenario de guerra mas o espaço para tropas do castelo continua 15!!!! Ja tentei de tudo e nada de atualizar para 20 . Ajude-me por favor

  • Luis Cardoso

    Boa noite…minha dúvida é a seguinte: caso meu clã saia vitorioso na guerra e eu ganhe o bônus, porém não o coleto. Logo em seguida é declarada outra guerra e meu clã sai vitorioso novamente..
    Há possibilidade de conseguir sacar os dois bônus?

    • Sim, porém existe um máximo de recursos na casa do clã de acordo com o nível, não deixe encher, se não vc perderá o excedente.

    • Seu castelo do clã tem um limite para os recursos, atingindo este limite, vc deixa de receber, o ideal é colher, pra não perder o bônus.

  • cyro barros

    boa tarde ricardo. tem um campo escrito participar em um cla. eu tenho um cla, eu posso participar de outro cla visando guerra

  • cyro barros

    eu não posso juntar meu cla a outro cla??

  • di

    começou o dia de preparaçao na guerra, queria por algo a melhorar, vai ficar inativo durante a guerra ?

  • gui

    qando eu coloco algo pra melhora no dia da preparaçao o qe eu coloqei pra melhora fica desativado????

  • Maykon Lauri Catalano

    Meu clã é nível 2 mas nas guerras só
    estamos enfrentando clã nível 5!!! Gostaria de saber o pq, já tá ficando chato isso

  • Rodrigo Louzada

    Ricardo bom dia, gostaria de saber se eu comprar o escudo com gemas por ex de 5 dias se eu perco ele quando fizer um ataque neste periodo? Obrigado

  • Lucas Verde

    Oque acontece se na guerra do clã os dois clãs fecha dando todos 100%?

    • Boa noite Lucas, rapaz, não vou saber te responder pois nunca vi isso acontecer, e que também acho bem raro.

    • Boa noite Lucas, esses dias teve uma atualização justamente falando sobre isso, dando preferência ao clã que mais causou destruição.

    • Isaias Alexandre

      Empate.

  • Thaís Alves

    Como faz pra sair da vila base de construtor e voltar pra vila principal?

Compartilhe isto com um amigo!