Megapixels

Início » BLOG » Megapixels

Uma das primeiras coisas que leigos fazem ao procurar uma câmera nova ou celular novo é saber quantos megapixels eles têm, e como o mercado percebeu isso, cada vez mais eles colocam uma quantidade maior desnecessária de  megapixels nas câmeras, mas vocês já pararam para pensar o que são “megapixels” e para que servem?!

:: O que é o Pixel e Megapixel?

Um pixel  é considerado como o menor componente de uma imagem digital, já o Megapixel designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmeras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem. Uma resolução de 1,3 megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, o que corresponde a nada além da multiplicação da largura pela altura da imagem, ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024 pixels terá exatamente 1.310.720 pixels. Em termos mais leigos, quanto maior a quantidade de Megapixel, maior será o tamanho final da imagem em pixels e em kbytes, uma imagem grande em kbytes resultará em um envio mais demorado para redes sociais e outros aparelhos através do Bluetooth, além de diminuir a quantidade de fotos armazenadas no cartão de memória da sua câmera.

 

:: Para que eu preciso de uma imagem grande?

Você precisará de uma imagem grande caso seja um fotografo profissional ou apenas queira fazer uma revelação/impressão maior do que as convencionais de 15x10cm, mas sabendo que uma resolução de 3.1MP você terá uma foto de alta qualidade revelada/impressa no tamanho de 15x21cm, já dá para perceber que um valor maior que isso começa a se tornar desnecessário, confira os valores referentes abaixo:

Fonte da imagem www.zoom.com.br

Agora que sabe desses valores, pare e faça uma reflexão: “Quando que eu revelei uma foto maior do que 20x25cm?” Creio que nunca, rs.

 

:: Mas então o que faz as fotos terem uma qualidade melhor?

A resposta para uma imagem de qualidade esta no tamanho do sensor e no jogo de lentes que a câmera utiliza. Geralmente câmeras profissionais e semi-profissionais têm sensores maiores e mais complexos  e utilizam lentes de melhor qualidade, o que as fazem terem um preço mais alto, mas não confundam câmeras semi-profissionais com câmeras ultra-zoom ou “prosumer”.

 

 :: Como escolher então uma câmera boa?

Procure câmeras já conceituadas como Canon e Nikon  pois estas utilizam sempre lentes de fabricação própria e de qualidade, já a Panasonic e Sony nem sempre utilizam as lentes Leica e Carl Zeiss respectivamente, as demais marcas utilizam lentes comuns. Em celulares o iPhone sempre utiliza lentes de alta qualidade e têm mantido os 8mp nós últimos 3 modelos, já que não é necessário uma quantidade maior, a Nokia também costuma utilizar as lentes Carl Zeiss, porém tem aumentado  muito os megapixels, o que resulta em uma imagem muito grande também em Kbytes, fazendo com que seu envio para redes sociais ou outros dispositivos se torne muito lento.

 

 :: Resumindo

Uma câmera com um sensor pequeno e lente de baixa qualidade com um numero alto de megapixels resultará em uma imagem grande, porém sem qualidade, chamada de imagem interpolada. Quanto maior o número de Megapixels em uma foto maior será seu tamanho em Kbytes fazendo com que chegue a valores maiores que 20MB. O que realmente determina a qualidade da foto são os sensores maiores e melhores e as lentes.

[/fusion_separator]

Dúvidas, elogios, críticas e/ou sugestões, deixe abaixo nos comentários.

Se gostou, compartilhe! Abraços

By | 2017-03-17T14:51:51+00:00 26 de novembro de 2013|Destaque, Fotografias|0 Comments

About the Author:

Ricardo Bicalho Andrade, trabalho na área de T.I. desde 2000, sempre fui autodidata, mas fiz algumas graduações para me formalizar no meio profissional, formei em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, dentre outras graduações. Sou apaixonado por tecnologia, fotografia e cosmologia; gamer casual (vida de adulto não é mole); [...]

Compartilhe isto com um amigo!