Pokémon GO – Tutorial

Início » BLOG » Pokémon GO – Tutorial

Bem vindo ao meu tutorial básico do Pokémon GO, aqui vocês verão alguns aspectos básicos e avançados do jogo para uma evolução proveitosa.

Pokémon GO é um jogo eletrônico freemium de realidade aumentada voltado para smartphones. Foi desenvolvido por uma colaboração entre a Niantic, Inc., a Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android. O jogo foi lançado em julho de 2016 em alguns países do mundo. Fazendo uso do GPS e câmera de dispositivos compatíveis, o jogo permite aos jogadores capturar, batalhar, e treinar criaturas virtuais, chamadas Pokémon, que aparecem nas telas de dispositivos como se fossem no mundo real. (Fonte)

Apesar de Pokémon GO ter sido inovador, deixou a desejar em certos aspectos, principalmente para quem jogou na época a versão para GameBoy nos anos 90, pois o game era um ótimo RPG, quando o atual Pokémon GO se tornou um jogo de basquete, onde somente é preciso acertar uma pokébola no pokémon para captura-lo, e não mais batalhar até enfraquece-lo, sem contar as lutas nos ginásios que não contam quase estratégia alguma, somente um clicar incessável na tela. Mas o jogo ainda está recente, pode ser que eles incorporem algumas novidades significativas no decorrer das atualizações.

Muito criticado por “adultões” e pessoas que não têm um aparelho compatível, o jogo é bem divertido e social, nos obrigando a sair do conforto sedentário de nossos lares e irmos à caçada. Há ainda quem faça isso de carro, seja por preguiça ou vergonha, mas no fim todos cedem a se socializar.

Infelizmente para quem joga o Pokémon GO em cidades do interior ou fora dos grandes centros é não contar com muitos ginásios, pokéstops e aparecimento de pokémons, mas como dito acima, esperamos melhorias nas atualizações futuras.

 

Jogabilidade

Utilizando a câmera de um smartphone, mapas e a localização GPS do jogador, o jogo coloca os pokémon no mundo real a partir da tecnologia de realidade virtual. A proposta é fazer com que o jogador explore as regiões de seu próprio mundo com objetivo de completar a Pokédex e vencer os estágios. O jogo utiliza uma mecânica  que utiliza o GPS do smartphone para localizar a posição do jogador, a qual consequentemente será a posição de seu personagem no mundo virtual.

Conforme o jogador anda em sua cidade, vários pokémon selvagens podem aparecer no mapa, dependendo do tipo de região em que se encontra. Com isso, ao estar próximo a uma praia ou rio, por exemplo, será mais fácil encontrar Pokémon do tipo água. Ao encontrar um Pokémon, entra-se no modo de captura no qual é necessário mirar precisamente o Pokémon e arremessar a Pokébola. O Pokémon pode tentar desviar ou rebater a Pokébola, sendo necessário ter precisão ao movimentar o celular. Neste modo, o jogador pode optar por capturar num cenário virtual semelhante aos jogos tradicionais de Pokémon (o qual é mais fácil de se capturar e consome menos bateria) ou ativar o modo câmera, que substitui o cenário 3D do jogo pelo cenário do mundo real, ou seja, o lugar exato quê o usuário está, mostrando o Pokémon na sua frente, através do seu celular (opções estas que podem ser modificadas quando quiser). (Fonte)

Ao capturar (novos ou repetidos) e/ou evoluir  Pokémons, passar por PokéStops, chocar ovos, ganha-se pontos de experiência (XP), que ao chegar a um limite estabelecido você passa de nível, liberando novos itens e Pokémons cada vez mais fortes.

 

Captura

Como já dito, você deve lançar as bolas em direção aos Pokémons, quanto menor for o Pokémon  e mais próximo o Pokémon estiver, menor será a distância do dedo deslizado na tela, um Dratini por exemplo, é grande e aparece distante, você terá de atravessar praticamente a tela toda com seu dedo para poder tentar captura-lo. Você sabe que capturou o Pokémon com sucesso quando a bola balançar três vezes.

Cada Pokémon de acordo com sua classe e atributos tem seu grau de dificuldade de ser capturado, 100% de captura só mesmo Pokémons super comuns e de CP10, o restante tem suas porcentagens mais baixas, então você pode oferecer frutas e utilizar Pokébolas melhores para aumentar sua chance de captura, mas nem mesmo a Ultraball lhe daria 100% de chance de captura. Outras coisas que aumentam a sua chance de captura é acertar mais próximo possível do centro da mira, e a outra é bola curva (é só segurar na Pokébola e agita-la de um lado para o outro e depois lança-la).

O bônus de XP pela captura é:

  • 100XP pela captura
  • 10XP pela bola curva
  • 10XP pelo acerto “Nice”
  • 50XP pelo acerto “Great”
  • 100XP pelo acerto “Excellent”
  • 500XP por um Pokémon ainda não registrado na sua POKÉDEX

PokéStops

Screenshot_20160812-114142É o termo utilizado no jogo Pokémon Go que designa os pontos onde o jogador pode conseguir gratuitamente itens como poções, incensos, revives, doces, pokébolas (pokéballs) e ovos (eggs) a cada cinco minutos para cada PokéStop.

Para encontrar os PokéStops, o jogador deve se orientar pelo mapa do jogo e basta se aproximar com seu smartphone e pegar o que está disponível no local utilizando o aplicativo para girar o disco azul que irá aparecer.

Os PokéStops podem estar localizadas em shoppings, monumentos, praças, parques e lugares Screenshot_20160812-114325públicos em geral. Existem maior concentração nas grandes cidades do que nas pequenas, mas em geral não é necessário um deslocamento muito grande para encontrar um, sendo que são mais comuns do que os ginásios. (Fonte)

Caso consiga um ponto onde fique parado entre dois ou mais PokéStops, “arme acampamento” e reabasteça seus itens, se os PokéStops estiverem “lurados” (lure que significa atrair, é ativado nos PokéStops com o item “Lure Module”, que pode ser comprado ou ganho a cada 5 níveis que passa) melhor ainda, pois aparecerão Pokémons a cada cinco minutos (para cada PokéStop lurado) próximo ao PokéStop.

 

Ginásio

pokemon-gymÉ onde (somente por enquanto) as batalhas acontecem no Pokémon GO, ao chegar no nível 5 do jogo, ao clicar em um ginásio (GYM) mesmo que não esteja perto, você terá a opção de escolher entre três:

  • Amarelo – Time Instinto (Team Instinct)
  • Azul – Time Místico (Team Mystic)
  • Vermelho – Time Valentia(Team Valor)

151991.271205-Pokemon-GO

Independente do que escolha, não passa nada além de cor de time (não tem bônus algum), o qual se estiver dominando o ginásio, você poderá treinar lá seus Pokémons ganhando XP para você e seu time, toda vez que o ginásio aumenta de nível, um andar é adicionado no ginásio e neste andar pode ser colocado um Pokémon de alguém do mesmo time, se for rápido o suficiente poderá colocar o seu, ao colocar o seu Pokémon, abra o menu de compra e colha seu bônus (geralmente moedas e Stardust), fica no canto superior direito.

Caso o ginásio esteja dominado por um outro time, você poderá escolher até 6 Pokémons seus para batalhar (diferente de apenas um Pokémon quando o seu time domina o ginásio), ao batalhar e derrotar alguns ou todos os Pokémons do ginásio, o ginásio perde XP e vai caindo de nível até ser retirado o time que estava. Mas muito cuidado nesta hora, pois o ginásio ficará branco, sem time algum, mesmo que você tenha derrubado o time de lá, outra pessoa de outro time pode colocar o time dela lá se for rápida o suficiente.

Batalhas

Pokemon-Go-Gym-Battle-(1)

As batalhas são bem medievais, praticamente sem tática alguma, somente a escolha correta do Pokémon em relação a classe a ser enfrentada, o resto é um clicar frenético na tela para o Pokémon atacar, deslizes de dedo para os lados para esquivar e segurar o dedo para soltar o especial. Não é possível escolher habilidades, curar ou reviver os Pokémons.

Após a batalha, vá até o menu de itens e reviva (item:revive) e cure (item:potion) seus Pokémons, do contrário estarão inaptos para batalhar novamente ou até mesmo serem colocados nos ginásios.

 

CP e IV

Esta parte é muito importante, então preste muita atenção.

CP significa Combat Power (Poder de Combate) que é medido por um arco de 180º que passa atrás do Pokémon, quanto mais fechado o arco em direção aos 180º maior será o nível do Pokémon, o arco fechado a 180º significa que o Pokémon está no mesmo nível que você, e obviamente, quanto maior o nível do Pokémon, mais forte ele será, porém, nem todos os Pokémons são iguais, entrando o IV, o que irei exemplificar em seguida:

Screenshot_20160812-120233 Screenshot_20160812-120236Screenshot_20160812-123632Screenshot_20160812-123650

 

 

 

 

 

 

 

Olhando assim creio que você excluiria o Golbat de menor CP, certo? Mas o que “ficará” mais forte no mesmo nível do arco de stardust será o de CP menor, veja porquê.

IV (Individual Values ou Valores Individuais), cada Pokémon vai ter um IV diferente do outro, que é uma base de um conjunto diferente de atributos extras para Ataque (Atack), Defesa (Defense) e Vigor (Stamina), que vão de 0-15 pontos  e que não podem ser mudados, por isso é importante calcular o IV do Pokémon antes de evoluí-lo ou melhora-lo (Power-up) para não gastar itens (Stardust e Candy) a toa. O Pokémon perfeito teria 15 pontos de cada atributo, ou seja, 15/15/15 (ataque, defesa e vigor) e seria dito que ele é 100%.

Infelizmente o jogo não dá essas informações (alias, não dá quase nenhuma), então o jeito é calcular em um App de terceiro ou site (existem sites que pedem o seu login e calculam automaticamente, mas existe uma probabilidade de ser você banido). Vou usar aqui este site para calcular, vamos calcular estes quatro Pokémons:

  • Dratini 1 –  IV 68,9% 15/15/01 – ataque e defesa ótimos, porém, vigor baixíssimo
  • Dratini 2 – IV 88,9% 12/14/14 – bem equilibrado
  • Golbat 1 – IV 55,6% 09/14/01 – ataque quase bom, defesa ótima, porém, porém, vigor baixíssimo
  • Gobat 2 – IV 88,9% 13/13/12 – bem equilibrado

Olhando agora para esses números, fica mais fácil de ver qual vai ficar mais forte no fim das contas ou no fim dos Power-UP. Na minha concepção, IV acima de 85% compensa melhorar ou evoluir, depende muito da raridade do Pokémon, pois no caso dos mais difíceis de se encontrar, o ideal é pesar tanto IV quanto CP.

Caso queira que o site calcule automaticamente, faça-o por sua conta e risco, utilize este aqui.

Sem contar outros fatores que influenciam no desempenho do Pokémon, como DPS (dano por segundo), já que o jogo mostra apenas o dano de cada golpe, mas não quanto tempo cada golpe leva para ser executado, não mostra quanto de vigor gasta cada ataque, não mostra explicitamente o nível do Pokémon e nem o nível máximo de CP que o mesmo atingiria no nível 40, um desastre total na minha opinião.

 

Evolução e Power-UP

Para evoluir um Pokémon basta apenas ter Candy  da espécie suficiente, você ganha 3 candy do Pokémon especifico toda vez que captura um, e ganha 1 candy quando transfere para o professor, mas fique atento, transfira apenas Pokémons com IV e CP baixo.

O Power-UP é uma melhoria do Pokémon sem evolui-lo, pode ser feita a qualquer momento (antes ou depois da evolução) desde que se tenha Stardust o suficiente, esse Stardust é obtido ao capturar qualquer Pokémon, você ganha 100 Stardusts para cada Pokémon capturado. Tanto faz utilizar essas melhorias antes ou depois de evoluir, quanto maior o seu nível, maior será o limite da melhoria, basta observar no arco do Stardust, se ele estiver em 180º, é sinal que você chegou no limite das melhorias em relação ao seu nível, quando você subir de nível, o ângulo deve ir a 170º abrindo a possibilidade de mais uma melhoria, e cada melhoria é necessário mais Stardusts e em certos níveis, mais candys também.

Dica: Para passar de nível mais rápido, junto o máximo de Pokémon que puder para evoluir, quando puder evoluir no mínimo uns 20, utilize o Luck Egg (ovo da sorte) que ele dobrará a experiência ganha das evoluções, que é de 500xp pra cada evolução, e se por ventura esta evolução não estiver na sua Pokédex, melhor ainda, pois se ganha de 500xp pra cada novo Pokémon registrado na sua Pokédex, resumindo, 2000xp fácil fácil.

 

TOP 18

Uma lista dos TOP 18 Pokémons em quatro categorias:

  • Todos os status combinados

top15combinados

  • Ataque

top15ataque

  • Defesa

top15defesa

  • Vigor

top15stamina

 

Evoluções do Eevee

O Eevee é um Pokémon do tipo Normal e bem comum de ser encontrado em Pokémon Go. Ele pode evoluir para três tipos diferentes (na versão atual do Pokémon GO): Água (Vaporeon), Fogo (Flareon) e Elétrico (Jolteon), do mais forte para o mais fraco, respectivamente.

vaporeon  flareon  jolteon

Se for a primeira vez que for evolui-lo, tem como escolher a evolução alterando o nome do Eevee para:

Rainer – Se quiser evoluir para o Vaporeon

Pyro – Se quiser evoluir para o Flareon

Sparky – Se quiser evoluir para o Jolteon

 

Ovos

Ao passar nas Pokéstops você também ganha ovos de Pokémon, para chocar esses ovos você deve coloca-lo em uma incubadora (você já começa com uma que pode ser usada infinitas vezes, mas ganha ou pode comprar outras que podem ser usadas 3 vezes cada uma), colado o ovo na incubadora, agora é só andar até chocar, existem 3 tipos, ovos de 2km, 5km e 10km, abaixo uma lista dos possíveis Pokémons de cada quilometragem.

ovos-pokego

 

Recompensas por nível

Toda vez que se passa de nível você ganha itens como recompensa, segue a lista até o nível 30.

Pokemon-Rewards

Dúvidas, elogios, críticas e/ou sugestões, deixe abaixo nos comentários.

Se gostou, compartilhe! Abraços

By | 2017-06-21T18:05:35+00:00 18 de agosto de 2016|Android, iPhone, Jogos, Tutorial|0 Comments

About the Author:

Ricardo Bicalho Andrade, trabalho na área de T.I. desde 2000, sempre fui autodidata, mas fiz algumas graduações para me formalizar no meio profissional, formei em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, dentre outras graduações. Sou apaixonado por tecnologia, fotografia e cosmologia; gamer casual (vida de adulto não é mole); [...]

Compartilhe isto com um amigo!