Reduza suas fotos facilmente

Início » BLOG » Reduza suas fotos facilmente

Reduza suas fotos facilmente com o Fotosizer (freeware), você ganhará um espaço considerável no seu HD sem perder muita qualidade, além ganhar espaço no HD, outra ótima vantagem é para enviar as fotos para as redes sociais ou emails, pois seus tamanhos diminuem muito em relação ao tamanho original, o que facilita muito no upload.

Hoje em dia as pessoas querem câmeras e celulares com mais e mais Megapixels, mesmo sem saber o que realmente significa (caso não saiba clique aqui), porém quanto maior essa quantidade, maiores serão os arquivos gerados, menor será a quantidade de fotos armazenadas no cartão de memória, e mais rápido seu HD se sobrecarregará. A solução é reduzir as fotos para que consumam menos espaço no dispositivo de armazenamento, existem varias formas e programas para se fazer isso, uns mais complexos e outros mais simples, estarei aqui explicando o procedimento simples utilizando o Fotosizer.

A versão que eu uso é a 1.38, uso porque tem as mesmas funções das versões mais recentes, porem não fica perturbando para comprar a versão full ou doar dinheiro (não que não mereçam), para baixar a versão 1.38 clique aqui, caso queira a versão mais recente, clique aqui.

Após baixar e instalar o Fotosizer, abra-o e deixe as seguintes configurações como na imagem abaixo mostrada.

Vamos as explicações das configurações:

Imagem pré-definida em 80%, significa que a imagem será reduzida em 20%, visivelmente é pouca coisa, mas em espaço no HD é muita coisa.

Manter a proporção é fundamental para que a imagem não fique distorcida.

Pasta de destino, gosto de manter a original ficar mais fácil acha-las. Formato de saída também é recomendado deixar o original, mas se quiser deixe em JPG.

Máscara do nome do arquivo, deixo apenas o %F porque ele vai manter o nome original do arquivo, e como já coloco para ir para a mesma pasta ele já irá substituir o arquivo antigo, menos trabalho em ficar apagando fotos.

Utilizando:

Clique em “Adicionar Imagem” ou “Adicionar Pastas”, ou ainda simplesmente arraste para o programa as fotos que deseja redimensionar, com as configurações já feitas é só clicar em “Iniciar” e pronto, em questão de segundos você terá redimensionado várias fotos.

Na prática:

Mostrarei na imagem abaixo o tamanho original da foto e qual será o tamanho após o redimensionamento, assim como o seu tamanho.

Repare que a imagem original é de 5184×3456 px, ou seja, 17.915.904 px, 18 Megapixels, e removendo os 20% ela vai para 4147×2765 px, 11.466.455 px, 11,5 Megapixels. Se quiser entender mais sobre os Megapixels, acesse esse post.

Agora observe o tamanho das imagens antes e depois do redimensionamento.

De 52,3MB para 12,4MB essas 11 fotos, agora imagina todas as fotos que você tem no seu PC, lembrando que as fotos ficaram com 11MP, desnecessário esse tamanho para apenas postar nas redes sociais ou imprimir em fotos de 20×25, poderia diminuir mais que a imagem não ficaria prejudicada.

Obs.: Quem precisa de imagens grandes são os profissionais (os quais tem câmeras que realmente preenchem cada pixel), pois são melhores para edição, aproveitamento de certos campos na imagem e impressão em altas dimensões, se não é o seu caso, reduza sem medo suas fotos.

[/fusion_separator]

Dúvidas, elogios, críticas e/ou sugestões, deixe abaixo nos comentários.

Se gostou, compartilhe! Abraços

By | 2017-03-17T14:51:51+00:00 10 de dezembro de 2013|Fotografias, Tutorial|0 Comments

About the Author:

Ricardo Bicalho Andrade, trabalho na área de T.I. desde 2000, sempre fui autodidata, mas fiz algumas graduações para me formalizar no meio profissional, formei em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, dentre outras graduações. Sou apaixonado por tecnologia, fotografia e cosmologia; gamer casual (vida de adulto não é mole); [...]

Compartilhe isto com um amigo!