Tutorial Básico > iPhone

Início » BLOG » Tutorial Básico > iPhone

O iPhone é um aparelho da Apple Inc. lançado em 2007, seu diferencial sempre foi material de primeira linha com um acabamento impecável, hardware de fabricação própria sempre tirando o melhor desempenho do hardware. Se precisar do manual em português, baixe o aqui.

[/fusion_separator]

iOS

Este é o sistema operacional criado pela Apple para rodar nos iPhones e iPads, é um sistema muito estável e que faz um incrível aproveitamento do hardware, um iPhone por exemplo com um processador de 600Mhz é capaz de processar dados mais rápido que um outro aparelho com o processador de 1000Mhz. Uma das vantagens do iOS é que frequentemente são lançadas atualizações corrigindo bugs e incrementando recursos, em uma escala de tempo muito menor do que outros sistemas operacionais para celular (como Android), porem é um sistema não customizável, não existem temas ou qualquer tipo de personalização que possa ser feito, não possui Widgets ou fundos interativos.

Agora, o principal defeito desse sistema é a limitação que você tem no aparelho quando se trata de movimentação de arquivos, vídeos e músicas, se você por exemplo quisesse pegar uma musica ou vídeo da internet ou de um outro celular via Bluetooth não poderia, pois o Bluetooth só serve pra fone de ouvido sem fio e as músicas e vídeos só poderá ser transferida pelo iTunes, sincronizando com o seu aparelho, e pra piorar, somente em um PC, se você quiser pegar uma música sincronizando seu aparelho em outro PC, todos seus dados são apagados, a solução seria passar as musicas para um pen drive, passar posteriormente para o PC que você sincronizada seu aparelho e ai sim sincronizar, ou seja, uma volta muito grande pra uma tarefa tão simples. No dia que a Apple retirar essas limitações, aí sim teremos um aparelho perfeito.

[/fusion_separator]

Garantia

A garantia da Apple é uma maravilha, oferece garantia mundial, geralmente nem nota fiscal pede, pois eles sabem a origem de cada aparelho, se você comprou seu aparelho aqui nos EUA e viajou para a Europa e seu iPhone deu problema, pode procurar uma loja da Apple por lá que eles resolverão seu problema, já no Brasil, a garantia fica pela responsabilidade da Operadora de origem.

Se você comprou ou pretende comprar um aparelho vindo do exterior, saiba com antecedência que não existe garantia aqui no Brasil, caso ocorra algum problema você terá de enviar para o país de origem para ter a garantia.

A garantia não cobre danos por acidentes (como quedas e submersão), desmontagem, assistência técnica não autorizada e modificações não autorizadas.

Para saber se seu aparelho ainda está na garantia, basta entrar com o número de série dele neste link, para saber seu número de série basta entrar em Ajustes > Geral > Sobre.

[/fusion_separator]

iTunes

Infelizmente, tudo que você for colocar no iPhone ou tirar (menos fotos da câmera), terá de ser pelo iTunes, uma grande palhaçada da Apple com todos os seus produtos, ou seja, se está adquirindo um produto da Apple, baixe de uma vez o iTunes clicando aqui.

[/fusion_separator]

Bluetooth

Bom, pra você que estava acostumado a ver algo de legal no celular de um(a) amigo(a) e transferir para seu telefone, infelizmente pode esquecer, pois o Bluetooth do iPhone só serve para se conectar a aparelhos reprodutores de áudio como o fone Bluetooth ou uma central multimídia de carro, particularmente é o único ponto fraco da Apple em seus produtos.

[/fusion_separator]

Ring Tones

Suas músicas no iPhone não servem como toque, o que fazer então? Você tem que converter ela para um formato chamado *.M4R que poder ter no máximo 30 segundos, um programa útil para fazer esta conversão é o iRinger, depois de feito a conversão, é só exportar para o iTunes e sincronizar com seu iPhone.

[/fusion_separator]

O  que é Activation ?

É a ativação para uso do iPhone, logo que se compra um iPhone ele pede para que você insira um chip de qualquer operadora (caso seja desbloqueado de fabrica, do contrario, só será ativado com o chip da operadora de origem)  e conecte ao iTunes para que ele “ative” o iPhone. A vantagem dos iPhones nacionais é que você nunca vai ficar dependendo da Activation, porque aqui é facilmente encontrado os chips das operadoras nacionais, do contrário, você terá de esperar a Ativação por meio de Jailbreak ou comprar pelo menos um chip da operadora internacional de origem. Sem esta ativação você não consegue utilizar seu aparelho pra nada.

[/fusion_separator]

O que é Jailbreak?

A palavra “jailbreak” significa “sair da prisão”. É o processo que libera o iPhone dos limites impostos pela Apple, permitindo que você instale programas não-oficiais e habilite funções bloqueadas no aparelho, que têm como ideologia a liberdade que cada um tem de fazer o que quiser com uma propriedade sua.
Jailbreak é a instalação do Cydia, que é por ele que você encontra os programas não oficiais através de repositórios já incluídos na instalação do Cydia ou adicionando alguns como nesta imagem dando mais recursos ao seu aparelho, os quais possivelmente serão implementados pela Apple e serão anunciados pela mesma como algo inovador e inédito, rs.

Obs.: Se você atualizar seu iPhone por um iOS mais recente, terá refazer o Jailbreak, e uma vez feito o Jailbreak não será possível fazer atualizações do iOS diretamente do aparelho.

[/fusion_separator]

O que é Unlock?

É o desbloqueio feito pelo Cydia utilizando o UltraSnow para uso de outras operadoras no iPhone caso ele não seja desbloqueado de fábrica. Cuidado ao comprar um iPhone, se ele não for desbloqueado de fábrica,  estará comprando uma dor de cabeça.

[/fusion_separator]

Links úteis:

apple.com/br/iphone  //  blogdoiphone.com  // felixbruns.de/iPod/firmware  // iClarifield

[/fusion_separator]

Dúvidas, elogios, críticas e/ou sugestões, deixe abaixo nos comentários.

Se gostou, compartilhe! Abraços

By | 2017-03-17T14:51:55+00:00 26 de novembro de 2013|iPhone, Tutorial|0 Comments

About the Author:

Ricardo Bicalho Andrade, trabalho na área de T.I. desde 2000, sempre fui autodidata, mas fiz algumas graduações para me formalizar no meio profissional, formei em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, dentre outras graduações. Sou apaixonado por tecnologia, fotografia e cosmologia; gamer casual (vida de adulto não é mole); [...]

Compartilhe isto com um amigo!